Artigo de opinião: Meio Ambiente
O Paradoxo anacrônico
Ana Júlia Caetano Fernandes
Se é tão importante para a nossa sobrevivência, por que persistimos em descuidá - lo? Essa dualidade, inerente ao meio ambiente, persegue nos desde que começamos a sofrer com as consequências negativas advindas da descontrolada exploração dos recursos naturais. é preciso que o indivíduo entenda que a conservação do meio depende dele mesmo, sendo uma das condições necessárias para uma melhor qualidade de vida.
Inicialmente, as árvores são sinônimo de ar puro devido ao processo de fotossíntese, em que a planta captura dióxido de carbono e libera oxigênio. O ecossistema formado pela flora abriga a fauna que mantem o equilíbrio natural através da cadeia alimentar. Entretanto, qualquer desequilíbrio em um desses fatores influencia a todos os seres vivos que dependem do espaço ambiental.
Pode-se mencionar, as crises hídricas nas regiões sudeste e centro-oeste em decorrência da devastação do bioma Cerrado, caracterizado pelo relevo de planalto que funciona como um "guarda-chuva", abastecendo rios das regiões adjacentes.
Sequencialmente, os efeitos prejudiciais são cada vez mais evidentes, como por exemplo: o agravamento do Efeito Estufa; derretimento de geleiras; processos de desertificação; extinção, em grande número, de diversas espécies animais; rios perenes estão secando e isto é apenas o começo. Resultado de atitudes obtusas de cidadãos que tem a consciência ecológica necessária, contudo, não a colocam em prática.
Diante do exposto, o que mais é preciso acontecer para que o Homo sapiens sapiens comece a repensar sobre seus atos e faça alguma coisa, mesmo que pareça insignificante - reutilizar uma sacola plástica, apagar as luzes quando é indispensável) para cuidar do seu lar: meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário