Cerrado: A floresta invertida e o berço das águas


   Segundo a tese de um artigo de pesquisadores do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e de outras instituições nacionais e internacionais, o Cerrado já perdeu cerca de 46% de sua vegetação nativa e resta apenas 20% que está totalmente preservada. Até 2050, contudo, o bioma pode perder 34% do que ainda está sobrando.
    Entretanto, muitos devem estar imaginado… “Tá, e daí? O que eu tenho a ver com isso? O Cerrado é tão importante assim mesmo? Eu quero provas!”. Bom, com certeza essa pessoa não vive no Brasil, porque “todos” os brasileiros têm uma imensa consciência ecológica, só falta colocar em prática. Ah… e é claro que quando digo “brasileiros”, estou me incluindo também. E o “todos” está entre aspas, porque pode ter 1% que não está nesse grupo.
  Ok, continuando. Pensando em diluir um pouco de sensibilidade ecológica no córtex desses não brasileiros e valorizar os que já tem esses ideais em solução supersaturada, os professores do Colégio Estadual em que estudo acordaram que um dos temas da nossa Mostra Cultural seria o Cerrado.
   Eu tinha que pensar no que fazer. Resolvi fazer uma maquete e fui pesquisar inspiração na rede de fluidos binários contemporânea, a internet. Eu sei que gênio é 1% inspiração e 99% transpiração, mas é preciso de planejamento.
   Visualizei vídeos da WWF que apresentavam o Cerrado como o berço das águas do Brasil. Eu fiquei impressionada realmente porque eu pensei que a Amazônia era mais importante. Só que não. Todos estão numa ligação mútua que garante nossa qualidade de vida e sobrevivência, além de uma diversidade de fauna e flora magnífica.
   Para a maquete eu inspirei me em um cartaz da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, “Sem Cerrado, sem água, sem vida”. Nele é apresentado uma árvore típica dessa região com raízes bem profundas, por isso a floresta invertida até porque a floresta Amazônica tem raízes mais superficiais devido às constantes chuvas. Nessas raízes são apresentadas informações que ajudam a compreender o porquê do Cerrado ser considerado o berço das águas. Foram as mesmas informações que coloquei na maquete, e vou apresentar logo abaixo:

– É o elo entre 4 dos 6 biomas brasileiros: São eles–Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Pantanal, por isso a enorme diversidade biológica;
– Alimenta 3 dos nossos principais aquíferos (Guarani, Bambuí e Urucuia);
-- Abastece 6 das 8 grandes Bacias Hidrográficas brasileiras: São elas: Parnaíba, Paraná, Tocantins Araguaia, São Francisco e Amazônia. Estar localizado em uma região de plantão favorece está distribuição, é o conhecido “efeito guarda-chuva”
-- A degradação do Bioma faz com que, a cada ano, 10 rios desapareçam da região;
-- Resultados visíveis do desmatamento: Crises hídricas das regiões sudeste e centro-oeste.






Referências
Costa, Camila. Em 30 anos, cerrado brasileiro pode ter maior extinção de plantas da história, diz estudo. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39358966>. Acesso em: 20 dez. 2018

ISPN. No coração do Brasil, o berço das águas. Disponível em: <http://www.ispn.org.br/o-cerrado/no-coracao-do-brasil-o-berco-das-aguas/>. Acesso em: 20 dez. 2018

Cidade Nova. Campanha mobiliza sociedade pela defesa do Cerrado. Disponível em: <https://www.cidadenova.org.br/editorial/inspira/3478-campanha_mobiliza_sociedade_pela_defesa>. Acesso em: 20 dez. 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemágica: Tomografia Computadorizada - Matrizes

Análise do poema Glória Moribunda de Álvares de Azevedo