Matemágica: Tomografia Computadorizada - Matrizes


 Nesta primeira imagem temos a comparação entre um exame de radiografia e outro de tomografia computadorizada. A única semelhança, é que ambos utilizam raios X para a formação das imagens.
A radiografia é uma fotografia interna do corpo. Já a tomografia consegue dar mais detalhes, tendo em vista que existem planos de corte, que detectam pequenas alterações em órgãos, ossos, além de identificar nódulos, vasos pulmonares e cerebrais


Este é o tomógrafo. Ele é dividido em dois sistemas. O sistema de varredura que é observado na primeira imagem, no qual a pessoa é submetida aos raios X. E o sistema computacional, que será essencial na formação das imagens.



Depois que os detectores, que estão dentro do aparelho de tomografia, absorvem os sinais de radiação dos raios X que atravessaram o corpo, eles serão convertidos em sinais elétricos e depois de serem convertidos em sinais digitais é que será reconhecido pelo computador.

Inicialmente ele produzirá uma matriz, em que cada pixel será preenchido com 0 e 1, por causa da linguagem binária. Os pixels com o número 0 serão brancos e os que estão com o 1 serão mais escuros. Em seguida os pixels serão substituídos por voxels, que são espécies de pixels, porém eles possuem volume, como pode ser observado neste esquema com o corte axial do cérebro. A altura do voxel equivale a altura do corte. 

Os números preenchidos na matriz serão da Escala de Hounsfield, que vai de -1000 a +1000. Os números mais próximos de -1000 equivalem a partes menos densas como ar,  gordura e água, no caso a água equivale a 0 na escala. Esses serão preenchidos com cores escuras como preto, cinza claro ou escuro.. Números próximos de +1000 representam partes mais densas, como ossos e serão preenchidas com cor branca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cerrado: A floresta invertida e o berço das águas

Análise do poema Glória Moribunda de Álvares de Azevedo