História: Egito Antigo

Egito Antigo I

Com certeza, esta é uma das civilizações mais importantes da Antiguidade e também que carrega muitos mistérios. As Pirâmides são um ótimo exemplo disso:




Esta maquete foi feita com ênfase na parte interna da pirâmide:



A Entrada fica sempre ao norte da pirâmide. Depois que o Faraó é sepultado, esta é fechada com uma grande laje.

Câmara subterrânea - não se tem muito conhecimento a respeito da real função deste espaço. Uma das teorias é que ela seria uma forma para enganar ladrões a fim de que estes ficassem longe da Câmara real, uma vez que junto ao sarcófago ficavam todas as riquezas do Faraó. Na crença egípcia, existe vida após a morte e no paraíso, o morto usaria novamente tudo o que conseguiu na Terra.

Câmara da Rainha - poderíamos julgar que seria aqui que os restos mortais da esposa do Faraó seriam colocados. Mas não, as Rainhas tinham seus próprios necrófagos ao lado do de seu marido:
Necrópole de Gizé, localizada no planalto de Gizé nos arredores de Cairo - Egito. 
As pirâmides maiores são, da esquerda para a direita, de Miquerinos, Quéfren e Queóps. 
As pirâmides menores são das Rainhas. À esquerda temos a pirâmide da rainha Henutsen, esposa de Quéops e mãe de Quéfren. A do centro é a pirâmide da rainha Merites, outra esposa de Quéops. À direita está a pirâmide de Hatepheres, mãe de Quéops.

Segundo teorias, esta câmara seria o local de armazenamento de objetos funerários.

Grande Galeria - Caminho utilizado para chegar a Câmara do rei.

E finalmente, a Câmara do Rei, o espaço para guardar o corpo mumificado do Faraó, além de bens materiais.

O Sarcófago é uma urna em que se colocava a múmia. Mas, anteriormente o corpo era colocado sem passar pelo processo de mumificação que foi desenvolvido logo após. Religiosamente, eles tinham que manter o corpo conservado para ser usado pelo morto ao passar pelo paraíso. Entretanto chegar a esse lugar não é tarefa fácil. Só para ter uma ideia o falecido teria que passar pelos 42 portões protegidos por deuses e responder a suas perguntas a respeito sobre sua vida na Terra. Depois ainda teria a pesagem do coração. Para conseguir passar para o Paraíso era necessário que a balança com a pena da deusa Maat - a deusa da justiça - e o coração ficasse equilibrada. Caso contrário, o morto seria devorado por Ammit, na mitologia egípcia, era um demônio fêmea com corpo misto de leão, hipopótamo e crocodilo - os animais mais temidos no Egito Antigo -. 
Mas, para conseguir o falecido teria que ter o Papiro de Ani, que continha todas as instruções para se chegar ao paraíso. Infelizmente nem todos tinham esse privilégio: de ser mumificado, ter as instruções. Enfim, são desigualdades que invadem até o Mundo dos Mortos. 


Este é um pedaço do Papiro de Ani que apresenta os rituais do Julgamento. A Pesagem do Coração está no lado esquerdo.





Referências

Zarah. Pirâmides das Rainhas. Disponível em:<http://magiaegipto.blogspot.com/2018/01/piramides-das-rainhas.html>. Acesso em: 02 jan. 2019

Miranda, Rafael. Como é o interior de uma pirâmide?. Disponível em:<https://www.fatosdesconhecidos.com.br/como-e-o-interior-de-uma-piramide/>. Acesso em: 02 jan. 2019

Wikipédia. Necrópole de Gizé. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Necr%C3%B3pole_de_Giz%C3%A9>. Acesso em: 02 jan. 2019

Infopédia. Sarcófago. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/$sarcofago>. Acesso em; 02 jan.  2019







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemágica: Tomografia Computadorizada - Matrizes

Análise do poema Glória Moribunda de Álvares de Azevedo

Cerrado: A floresta invertida e o berço das águas